Artistas da primeira etapa Sonoro COLLAB

O briefing desta nova edição COLLAB nasceu da parceria com o Projeto FUTURAMA. 


O Futurama – Música e Intervenção Ambiental lotou a Praça das Artes, a poucos metros do Largo do Pelourinho, no coração do Centro Histórico de Salvador, em cada um dos quatro eventos que realizou ao longo do ano de 2011, reunindo um total de mais de 5.000 pessoas. Os 20 shows de artistas e bandas independentes da Bahia, Pará, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo atraíram um público jovem que, por hábito, é mais facilmente encontrado no boêmio bairro do Rio Vermelho do que no nosso Centro Histórico.
No intuito de incentivar que os soteropolitanos – especialmente os jovens – voltem a frequentar a mais antiga e representativa área urbana de Salvador, o Futurama não se limita a promover espetáculos musicais, e organiza também mesas redondas visando discutir questões relativas ao nosso Centro Tradicional. Para o ano de 2012, estão sendo planejadas ainda mais ações voltadas a fomentar essas discussões, como a produção e publicação de vídeos na internet e intervenções artísticas que incluem manifestações musicais, teatrais e de artes visuais nas ruas e praças do Centro Histórico de Salvador.
O projeto Futurama representa um alento para o Centro Histórico de Salvador, pouco frequentado pelos soteropolitanos e ocupado quase que exclusivamente por turistas desde a grande “reforma” realizada em meados dos anos 1990. Esperamos que, em 2012, a ampliação do leque de ações do Futurama traga cada vez mais ações culturais e manifestações artísticas que dinamizem e ampliem a apropriação do nosso centro histórico pelos próprios baianos.

Abaixo os artistas selecionados ordenados por grupos de trabalho virtual com seus respectivos temas:

GTV 1 – Tema: Sons no Centro Histórico

* Ivo Amadeus Reis (Porto, PORTUGAL)
* Nina Moraes (Porto Alegre/ RS)
* Rafaela Dantas (Salvador/ BA)

GTV 2 – Tema: Música do Futuro

* Ana Pi (Vigneux-sur-Seine, FRANÇA)
* Igor Andrade (São Paulo/ SP)
* Sirc Heart (Salvador/ BA)

GTV 3 – Tema (artista do mês): Anelis Assumpção

* Filipa Pontes (Maputo, MOÇAMBIQUE)
* Lucas Sanper (Santa Maria/ RS)
* Tiago Ramses (Salvador/ BA)

O processo criativo acontecerá entre os dias 03 e 10/10) e as peças serão expostas no FUTURAMA do dia 20/10/12.
 Em breve divulgaremos os participantes da segunda etapa: de 15 a 22/10/12.

Curadoria artística: Andrea May